quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Visita de delegação do Consulado dos EUA anima gestores do Moda Center Santa Cruz e da Rota do Mar

Allan Carneiro, síndico do Moda Center com o Cônsul Richard Reiter
O cônsul-geral dos Estados Unidos em Recife, Richard Reiter, viajou para Santa Cruz do Capibaribe na tarde desta terça-feira (14) especialmente para conhecer dois dos grandes marcos do polo têxtil de Pernambuco: o Moda Center Santa Cruz, maior centro atacadista de confecções do país, e a Rota do Mar, considerada uma das principais grifes e indústrias do ramo no Norte e Nordeste brasileiro. A expectativa do empresariado é que a visita viabilize oportunidades de negócios do arranjo produtivo local com parceiros norte-americanos.

Cônsul dos EUA em Recife, Richard Reiter
“Todos estávamos muito interessados em ver como é a produção daqui. Nós não tínhamos ideia da criatividade e do nível de especialização do produto final. Eu viajo muito pelas capitais e pelo interior para conversar com os prefeitos e gerentes de grandes empresas e estou impressionado com a qualidade do trabalho e dos projetos que encontrei em Santa Cruz do Capibaribe. Queremos estreitar os laços diplomáticos comerciais, pois percebemos poucas exportações para os Estados Unidos desse mercado muito importante da região”, comentou Richard Reiter.

Segundo o síndico do Moda Center Santa Cruz, Allan Carneiro, a visita foi imprescindível para os representantes estadunidenses perceberem as possibilidades de interlocução e comércio com o polo. “Eles ficaram surpresos com o que apresentamos tanto em termos de estrutura como diversidade e qualidade de mercadorias. "Temos certeza que a comitiva saiu da ‘agenda’ com um entendimento diferente, superior, sobre o que produzimos, um posicionamento que se torna comum a quem conhece o trabalho desenvolvido na região”, afirmou.




Durante a conversa, Carneiro destacou a utilização de peças e equipamentos de origem americana no polo têxtil. “Muitos insumos fabricados nos Estados Unidos são adquiridos por nós em São Paulo, por exemplo, então o pessoal não identificava que já consumimos itens deles. Também ressaltamos que haveria condições de um hotel de bandeira americana ser instalado na região. Seria interessante para investidores e para a área, que carece de leitos”, enfatizou

Arnaldo Xavier com o Cônsul Richard Reiter
Para Arnaldo Xavier e Marta Ramos, fundadores e presidentes da Rota do Mar, apesar de ser apenas um primeiro contato, a visita empolgou. “Apresentamos a nossa mega loja no Rota do Mar Complex e uma parte do parque fabril, que destaca-se por reunir um maquinário completo e dos mais modernos do país, com ampla capacidade produtiva e valorizando os profissionais, a mão de obra local e a qualidade de todas as peças que levam a nossa marca”, ressaltou Arnaldo.

O cônsul não economizou elogios à companhia “Dá para ver que uma empresa como a Rota do Mar, que achei super impressionante à nível de modernidade, tecnologia e compromisso, tem grande chance de sucesso nos Estados Unidos”, comentou Richard Reiter. Ele disse já conhecer a marca de surfe, casual e street wear e esportes de aventura. “Não tinha visitado a fábrica. Deu para conhecer as pessoas, ver que todo mundo é trabalhador e comprometido com o projeto. E vi o carinho com que os produtos são feitos”, acrescentou.


Arnaldo Xavier comentou o interesse de exportar de forma sistemática para os Estados Unidos. Como dificultantes apontou a oscilação cambial e a necessidade de aprender ainda mais a respeito do mercado norte-americano. O desconhecimento sobre a sistemática de negócios do seu país também foi indicado pela cônsul para Assuntos Políticos e Econômicos, Paloma Hernandez, como um entrave para as exportações. Ela avaliou a visita de forma positiva. “Estou levando um conhecimento do nível de profissionalismo que existe em Santa Cruz do Capibaribe e a potencialidade para captar esse profissionalismo na área de confecções”, completou.


A presença da delegação em Santa Cruz do Capibaribe foi articulada pelo deputado Diogo Moraes. A iniciativa contou com o reforço do prefeito da cidade, Edson Vieira, que esteve acompanhado da primeira-dama, Alessandra Vieira, nas atividades

Sobre o Moda Center Santa Cruz – Referência nacional no setor, é o maior centro atacadista de confecções do Brasil, reunindo mais de 10 mil pontos comerciais, entre lojas e boxes. O empreendimento oferece um mix de produtos variados, com destaque para roupas e acessórios, comercializados especialmente em grande escala. Nas segundas e terças, ocorrem as chamadas feiras, quando todas as unidades de venda estão funcionando. Na alta temporada, chega a receber uma média semanal de 150 mil clientes vindos de todo o país, com predominância dos estados do Norte e Nordeste e crescimento dos oriundos do Centro-Oeste e Sudeste.

O parque disponibiliza seis praças de alimentação, estacionamento gratuito para 6,5 mil veículos e rede própria de hotéis e dormitórios com cerca de dois mil leitos. O local ainda conta com posto ambulatorial, caixas eletrônicos, banheiros, fraldários, carrinhos de compras, sistema de som e TV e circuito interno de segurança.

Sobre a Rota do Mar – Está sediada em Santa Cruz do Capibaribe, onde funcionam quatro das suas sete unidades fabris - as demais ficam em Brejo da Madre de Deus e, duas, em Santa Maria do Cambucá. Em 20 anos de existência, consolidou-se entre as maiores indústrias do setor têxtil no país, figurando entre as melhores empresas para se trabalhar em várias edições do Instituto Great Place to Work. A companhia tem aproximadamente 900 funcionários distribuídos entre as fábricas e cinco lojas próprias no Agreste do estado: duas em Caruaru, uma em Toritama e duas no município-sede, onde também está o seu showroom.

Itens da marca estão presentes em todo o território nacional por meio de uma rede interligada de representantes. As suas criações são produzidas com tecnologia de ponta e pessoal qualificado. Entre as marcas da companhia estão a inovação, a incorporação de novas tecnologias, a busca da eficiência na gestão dos negócios, a competitividade e a valorização dos recursos humanos.

Fotos: Lima Junior e Jeferson Lulu