sábado, 25 de fevereiro de 2017

Camiseta – a peça mais democrática da moda



A camiseta surgiu em Roma. Era usada como roupa íntima, feita em linho e sempre na cor branca. Era usada sempre por baixo das roupas ricas em bordados e pedrarias.

As camisetas de malha surgiram por volta de 1900, eram usadas pelos exércitos europeu e americano. Primeiramente eram tingidas com café para obter o efeito de camuflagem. E posteriormente surgiram as camisetas verdes.


Mas somente em 1938 o galã Clark Gable, numa cena do filme “Aconteceu naquela noite”, abriu a camisa e mostrou o corpo nú, desvinculando definitivamente a peça da ideia de roupa íntima.

Em 1948, pela primeira vez a camiseta foi usada em uma campanha política pelo candidato à presidência dos Estados Unidos Thomas E. Dewey.


Mas o que chamo de lado democrático da camiseta surgiu na década de 1960, quando ela passou a ser usada por diversos grupos políticos, hippies, punks, e trazer mensagens sobre preconceito, sobre projetos sociais, logotipos de bandas e estampas de ideias e pensamentos, com diversas modelagens. Eram usadas/criadas por marcas de grife ou populares.


Uma peça que não tem idade, gênero, gosto, tamanho ou modelagem padrão e pode ser customizada do jeito que sua imaginação permitir, a peça mais democrática da moda, não deixe de fora da sua coleção.

Fonte: Audaces